sexta-feira, 15 de julho de 2011

Aliança: Símbolo do Amor de Deus por nós

Ao nos criar, Deus tinha em mente um ser humano a sua imagem e semelhança, não semelhança carnal, física, mas, sua bondade, amor, compaixão, que vivêssemos como irmãos, mas, nem sempre foi assim. Depois da desobediência de Adão de Eva, o homem não aprendeu ainda a ser fiel ao Pai.
    Deus em sua infinita bondade, concedeu a nós a Sua Misericórdia, mesmo que seja a poucos, criando, assim, "Alianças" conosco.
    A primeira foi com Noé, onde achou, somente nele, digno de perdoar a humanidade, de não exterminá-la. Pela vida dedicada ao Senhor, Noé encheu os olhos de Deus, que vendo um filho dedicado a seguir seus mandamentos, nos deu uma chance. Depois do dilúvio, Deus apresentou como símbolo da sua "Aliança" o Arco-Íris como uma aquarela no azul celeste..
    Mesmo depois de Noé os homens não foram obedientes ao Senhor, e foi preciso que Abraão separasse o Povo de Deus dos demais povos, tendo aí a dolorosa "circuncisão" como símbolo do povo obediente ao Pai Celeste.
    Mesmo com Abraão, pai de todas as nações, o patriarca, o povo ainda teimava em não obedecer a Deus, Moisés libertou o povo do Egito e o nosso Deus simbolizou com a "Páscoa", mais um sinal de sua misericórdia. Com Moisés o povo ainda se rebelou queriam imagens para representar o Pai, surge a idolatria do povo de Deus, o Pai não gostou e castigou os idolatras com serpentes venenosas que ao picarem morreriam, foi aí que Deus ordenou a Moisés que construísse uma imagem de uma serpente de bronze na qual quem fosse picado se ajoelharia diante da imagem da serpente e seria curado pelo Senhor.
    Mas ainda assim somos incrédulos.
    A grande misericórdia do Senhor veio a seguir, enviou o seu Filho Amado para morrer em uma cruz e pagar o nossos pecados, salvando a todos. Por isso, como bons cristãos, usamos uma cruz como símbolo dessa entrega de Amor, o Cristo a "Nova e Eterna Aliança". Além da cruz, Cristo nos deixou Seu Corpo e Sangue eterno, presente na Eucaristia, "Este é Meu Corpo", "este é Meu Sangue", "fazei isto em minha memória".
    Por isso carrego comigo um crucifixo para lembrar da aliança do Pai conosco,assim como usamos a aliança no anular esquerdo, para lembrarmos e mostrar a todos que temos, em Deus, a outra metade de nós que juntos formamos um só corpo no matrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário